Insira aqui o seu email
para receber gratuitamente
as atualizações do site



SISU 2014

Saiba todas as informações sobre o Sistema de Seleção Unificada 2014, SISU 2014, O que é, Como Funciona, Inscrições, Nota de Corte e Resultado





SISU 2014 – Os participantes do ENEM 2013 que pretendem se candidatar a vagas em alguma das instituições publicas de ensino superior do Brasil, devem ficar atentos às regras e à data de inscrição para o SISU 2014. O Sistema de seleção vai oferecer 129.279 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições.

O que é o SISU 2014

SISU 2014

Tire suas dúvidas e saiba como funciona o SISU 2014

O Sistema de Seleção Unificada, SISU, é um sistema informatizado, administrado pelo Ministério da Educação (MEC). Ele é responsável pela seleção de candidatos a vagas nas universidades estaduais e federais de todo o Brasil.

Como Funciona o SISU 2014

O SISU se baseia nos resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para realizar a seleção. O candidato deve se inscrever escolhendo duas opções entre as vagas ofertadas. Ele também deve informar se deseja concorrer às vagas reservadas às cotas de acordo com a Lei nº 12.7111/2012. As cotas são destinadas aos alunos que tenham cursado o ensino médio em colégios públicos, garantindo 50% das vagas de um curso nas universidades federais e estaduais. Durante o período de inscrição SISU 2014, as opções de vaga podem ser alteradas.

Após a divulgação do resultado do ENEM, os candidatos que obtiverem as maiores notas serão convocados até o numero máximo de vagas do curso ser preenchido. Caso o candidato não possua a pontuação necessária para conseguir uma vaga na sua primeira opção, ele irá concorrer à vaga de sua segunda opção. Após as chamadas regulares, o candidato que não for aprovado, poderá ser inserido na lista de espera utilizada para o preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas. Vale ressaltar que, a depender de suas opções de curso, os resultados de um mesmo candidato podem variar , uma vez que as notas do ENEM tem pesos diferentes de acordo com a instituição.

Inscrições SISU 2014

As inscrições SISU 2014 começam no dia 7 de janeiro de 2014 e vão até dia 11 de janeiro de 2014 e devem ser feitas pela internet no portal do SISU, o sistema fica disponível 24 horas até a data limite . Podem se inscrever no SISU o candidatos que realizaram o ENEM 2013 e que tenham obtido nota maior que zero na redação. As inscrições SISU 2014 devem ser realizadas com o numero de inscrição e senha do ENEM 2013, sem necessidade de nenhum outro documento.No entanto, é preciso ficar atento aos documentos exigidos pela instituição, para a efetivação da matricula, caso o candidato seja aprovado. Não serão cobradas taxas de inscrição. Durante o período de inscrição, o candidato poderá mudar suas opções quantas vezes julgar necessário. O candidato poderá saber como se inscrever no Sisu 2014 acesse o site do Ministério da Educação.

Notas de corte

A nota de corte é a nota mínima para um candidato estar entre os possíveis selecionados. Essa nota é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos. A nota de corte serve apenas como referência e não garante que o candidato será selecionado. A partir do segundo dia de inscrição, a nota de corte estará disponível na página do SISU e será atualizada diariamente.

Resultado SISU 2014

SISU 2014

O SISU é a maior chance para quem deseja entrar na faculdade

O resultado da primeira chamada do SISU 2014 será divulgado no dia 14 de janeiro de 2014 e as matrículas devem ser realizada nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. A segunda chamada será divulgada no dia 28 de janeiro de 2014 e as matriculas devem ser realizadas nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro. O resultado poderá ser consultado na página do SISU, nas instituições e na Central de Atendimento do MEC (0800-616161).

Em caso de notas iguais, será realizado o desempate, tendo como principal critério a maior nota obtida em Redação, seguida pelas notas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, na respectiva ordem.

Deixe seu Comentário. É muito importante para nós!